quarta-feira, 23 de julho de 2008

Carta aberta a Dirigentes e Comunicação Social

Caros Dirigentes do Futebol Nacional e Editores da Comunicação Social,

Nos últimos vinte anos têm sido incessantes as polémicas em torno do futebol nacional. Os constantes insultos, insinuações deixadas por meias-palavras, as entrevistas em que de futebol se fala muito pouco, o total desprezo a que são deixados os verdadeiros intérpretes do futebol nacional...

É tempo de dizer “Chega!”.

O último exemplo deu-se na RTP, no programa “Grande Entrevista” com Judite de Sousa a entrevistar Luis Filipe Vieira. Na sequência desta entrevista, de onde nada de concreto se consegue retirar (iniciativas para o futebol – benfiquista ou nacional, medidas de fundo para alterar problemas estruturais do futebol), veio o folclore habitual do dia seguinte. Ameaças de processos-crime por difamação, desmentidos, destaques a quem não tem que estar “debaixo do holofote”.

Quem acredita que os adeptos ainda se interessam por estas “brincadeiras de adultos”? Estas situações não só ajudam a descredibilizar ainda mais o futebol nacional, como afastam os adeptos deste desporto. Quando será que os dirigentes do futebol nacional vão perceber que o seu lugar não é na ribalta e que o seu papel não é fulcral no futebol? Afinal de contas, os dirigentes vão e vêm, os adeptos e os clubes ficam!

Solicitamos assim a todos os editores da comunicação social o seu comedimento na cobertura de entrevistas e acontecimentos que nada trazem de positivo para o futebol nacional, ao mesmo tempo que podiam aproveitar esse espaço para trazer para a ribalta o que pensam os treinadores, jogadores e até mesmo adeptos sobre os mais diversos temas do futebol nacional. E há tanto para se dizer...

Por tudo isto, num país que proclamou em 2004 “We Love Football” bem alto por essa Europa toda, está na hora de o demonstrar...

7 comentários:

Mário Ventura disse...

Desconhecia a formação deste grupo organizado de associados e é de salutar este iniciativa e a força com que surgem na blogosfera e na Internet, em geral.

No que precisarem, deixo de já aqui a minha total disponibilidade, na medida do possível, assim como do Finta & Remata.

Cumprimentos,
Mário Rui Ventura

Anónimo disse...

Vou fundar a Associação Nacional de Benfiquistas. Não vejo qual a utilidade mas pronto, sempre serve para chatear. Cumprimentos.

Nuno Caetano disse...

Caro José Roque,

Acho muito bem que faça isso.

Aliás, mais não faz do que cumprir uma tradição (secular neste ano): o Benfica só serve mesmo para chatear...;)

Um abraço

Anónimo disse...

Compreendo que o Benfica chateie muito os sportinguistas pelo seu historial e grandeza, estes sim, seculares. Mas desejo sinceramente muito sucesso para a vossa iniciativa.
Abraço.

Nuno Caetano disse...

Meu caro,

O Benfica, ultimamente, até me diverte.

Em especial quando me lembro do esforço que a comunicação social faz, por estas alturas, para colocar na primeira página o "binómio" (como diria o Gabriel Alves): "(pseudo)craque/Benfica". Como não sou do tempo das "fotonovelas", aprecio agora as do Séc XXI: «À Espera de Aimar», «Ansiando por Luís Garcia», etc.

Quanto ao seu historial e grandeza (só seculares neste ano, pois o Sport Lisboa e Benfica só "nasceu" em 1908) tenho-lhe o devido respeito (em especial no que respeita às décadas de 60 a 80). Ou não descendesse eu de uma família de benfiquistas (que finalmente encontrou o "caminho certo" há duas gerações) e de bons desportistas.

Porém, meu caro, tenho "saudades do futuro"...

Muito obrigado pelos votos de sucesso. Espero que se comece a ganhar consciência no nosso país que não chegam só palavras. É preciso actos. É preciso mostrar a quem manda no nosso futebol que os adeptos têm algo a dizer porque são parte essencial do futebol e merecem ser melhor tratados.

Um abraço

P.S.: aproveito ainda para desejar sucesso, agora que desceu de escalão, ao clube mais representativo da cidade de Leiria, terra de muitos sportinguistas e de um excelente «ex-libris»: o Museu do Sporting em Leiria, obra de um grande Homem - José Bernardes Dinis!

Associação Adeptos Sportinguistas disse...

Rivalidades à parte, é importante reconhecer que todos somos, em primeira instância, adeptos do mesmo desporto, vivendo todos com os mesmos problemas.
Como o José Roque disse, mesmo que sirva só "para chatear", e se formos muitos fazê-lo, concerteza os problemas começam a ser analisados sob outro ponto de vista e até resolvidos.

Venham daí as Associações de Adeptos do Benfica, do Porto, do Belenenses, do Guimarães, da Académica e por aí...
E trabalhemos todos em rede, com vista a melhorar o futebol nacional.

Se não formos nós, está visto que não serão os dirigentes...
Os ultimos 20 anos assim o demonstram.

Fica o desafio...

Mário Ventura disse...

Serve o presente comentário apenas para acrescentar que o vosso blogue já consta dos links recomendados do Finta & Remata [http://www.fintaeremata.com]

Boa sorte para o futuro!