Conforme previamente noticiado, a AAS esteve presente no passado dia 15 de Outubro no Congresso Anual da organização Supporters Direct, onde foi apresentado pela primeira vez o recente estudo sobre adeptos europeus. A reunião contou com a presença de representantes de 8 países, bem como com responsáveis da UEFA e da Comissão Europeia.
Em traços gerais, pode-se ressalvar a importância que a UEFA dá, neste momento, às relações das suas Federações com os adeptos dos diversos clubes, reconhecendo, porém, alguma dificuldade nalguns dirigentes federativos europeus em encarar esta realidade. Nesse sentido, está em estudo a hipótese de iniciativas de coaching junto destas entidades.
Concluíu-se, igualmente, que o sistema de licenciamento da UEFA é uma poderosa ferramenta que não está ainda a ser utilizada a 100% e deverá ser alvo de uma revisão em breve, podendo incorporar algumas medidas inovadoras, incluindo o contacto dos clubes com os seus adeptos. Verifica-se, após aturada análise dos diversos países, que a situação do futebol não se alterou para melhor com a entrada das SADs, mantendo os clubes elevados niveis de endividamento que terminam, não raras vezes, em processos de insolvência. Como exemplo, o facto da dívida das SADs em Espanha ser hoje 10x superior àquela que os clubes tinham aquando da sua decisão em se tornar Sociedades Anónimas Desportivas, ou o facto de 1/3 dos clubes da Premier League já terem enfrentado situações de insolvência.
Os adeptos continuam a ser vistos como "outsiders" e não como principais stakeholders. A gestão profissional dos clubes tende a ignorar a paixão dos adeptos dado que estes não são uma figura económica racional. É portanto imperativo envolver e mobilizar os adeptos na gestão dos clubes, seja em orgãos executivos ou não executivos ao mesmo tempo que se desenvolvem e promovem best practices na área de Governance nos clubes.
Para finalizar, citamos o Secretário de Estado do Desporto inglês, Andy Burnham, dispensando qualquer comentário: "Devemos interpretar e ver o futebol como um desporto de competição gerido como um negócio e não o contrario".
Em jeito de conclusão, verifica-se o avanço cultural do Reino Unido no que ao futebol diz respeito, desde as suas federações aos adeptos, e destacam-se três palavras chave a que devemos, todos nós, aplicar:
Mobilização, Envolvimento, Empowerment
Comité Executivo,
AAS
1 comentário:
Temos que mandar esse press release ao nosso clube. É tudo o que eles fazem de errado!
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